Nos últimos tempos, as pessoas têm buscado maneiras distintas de engajar consumidores em ambientes virtuais. E os chamados super apps parecem ter cumprido muito bem com essa missão. Por quê?
Basicamente, porque eles reúnem diversos serviços em uma única plataforma. Isso poupa o tempo do consumidor, afinal a compra pode ser realizada em um só lugar, e a memória do celular dos usuários, eles não precisarão baixar diversos apps apenas um super app.
Se a gente transportar essa história do mundo digital para o presencial, podemos dizer que esses “aplicativos vitaminados” fazem um paralelo com o surgimento das lojas de departamento, que reuniram uma série de itens em um só local, ou com os atuais shopping centers.
Ficou curioso para saber como essa tecnologia funciona, quais são os principais players e tendências sobre o tema? Então, continue aqui conosco que vamos te explicar esses tópicos e outras curiosidades sobre os super aplicativos.
O que é um super app?
Como já mencionado, um super aplicativo é um app móvel que fornece um conjunto de serviços com ecossistemas independentes, uma espécie de canivete suíço. Esses apps atendem a uma ampla gama de necessidades do usuário, facilitando sua vida em termos de compra e de engajamento com outros serviços.
No entanto, nem toda plataforma multisserviço é considerada um Super App. Para ganhar esse título, um aplicativo deve ter a maioria dos seguintes recursos:
· Comunidade social: recursos sociais como mensagens, feeds de atividades e promoções personalizadas ajudam a construir uma comunidade em torno de um super aplicativo;
· Serviços financeiros: os usuários precisam poder realizar transações financeiras dentro de um super app. Normalmente, isso significa concluir transferências ponto a ponto ou pagamentos de comércio eletrônico;
· Varejo/comércio eletrônico: reunir alguns comércios no mesmo local virtual, além disso, os usuários devem poder usar o aplicativo em todas as etapas do processo de compra, desde a navegação nos produtos até o contato com o vendedor e a conclusão dos pagamentos digitais;
· Serviços de entrega: a entrega é uma parte crucial do comércio eletrônico, mas alguns apps vão além, oferecendo opções no mesmo dia e ponto a ponto. Muitos também oferecem serviços de entrega de comida, atendendo ainda melhor a uma necessidade diária do usuário.
A maioria dos exemplos de supperapps vem do continente asiático, eles meio que descobriram o pote de ouro.
O Wechat, app chines, é o grande representante desse segmento, com 1,24 bilhão de usuários, seguido do super app da Alipay (também chinês), com 230 milhões de usuários, na segunda colocação. E a terceira posição do pódio fica com o app Gojek, da Indonésia, com 187 milhões de usuários.
No Brasil, a cultura do super apps ainda não está muito bem difundida. De acordo com a pesquisa “Super Apps – Estudo do Comportamento do Consumidor e Marcas”, 41% dos brasileiros sequer ouviram falar sobre os super aplicativos. Mas já há marcas, como Magazine Luiza e PayPal, de olho nesse futuro consumidor que virá assim que a cultura dos super apps pegar por aqui.
Por que o super app é uma grande tendência tech?
De acordo com levantamento da consultoria Gartner, espera-se que, até 2027, mais de 50% da população global sejam usuários ativos diários de vários super aplicativos.
O estudo ainda aponta que os super aplicativos estão em alta porque os usuários, especialmente a geração mais jovem nascida na era dos smartphones, exigem experiências que priorizam dispositivos móveis que sejam poderosas e fáceis de usar.
E se você pensa que o universo dessa tecnologia se restringe ao B2C, não é bem isso o que prevê esse estudo. Para a Gartner, o conceito de super app também será expandido para o mundo corporativo, incluindo experiências híbridas móveis e de desktop, como fluxo de trabalho, colaboração e plataformas de mensagens.
Além disso, especialistas preveem que a tecnologia de super aplicativos seja desenvolvida para dar suporte às outras tecnologias da Indústria 4.0, tais como internet das coisas, chatbots e outras experiências imersivas. Você duvida disso?
Alguns bons motivos para investir em super apps
Se a sua empresa já mergulhou de vez na transformação digital e começou a surfar na onda de uma mentalidade de metodologias ágeis, ela pode ser elegível para entrar na cauda do cometa da tecnologia dos apps vitaminados.
Caso ainda não tenha percebido as reais vantagens de investir agora nesse tipo de tecnologia, elencamos aqui algumas razões:
Fidelização do Cliente
Antes dos super aplicativos, os clientes só retornavam a um determinado aplicativo ao usar o serviço específico dele.
Por exemplo, se um consumidor pede carona apenas algumas vezes por ano, ele provavelmente não ficará muito tempo navegando em um app de carona e poderá, eventualmente, excluí-lo do telefone. Afinal, não é um serviço que ele costuma usar.
No entanto, se o consumidor usar seu app diariamente para fazer compras online e pedir comida, é improvável que ele o desinstale. Então, se você lançar uma oferta de carona no aplicativo, provavelmente eles vão usar quando precisarem de carona porque já têm o aplicativo instalado no celular e conhecem e gostam da sua marca.
Assim, em resumo, a fidelidade do cliente aumentará e os usuários estarão mais propensos a experimentar seus outros serviços.
Coleta mais dados do usuário
Os super aplicativos também coletam dados valiosos do consumidor, facilitando a compreensão de quais tipos de produtos e serviços seus clientes usam. Com essas informações, você pode personalizar as ofertas de promoção cruzada, aumentando as conversões.
Além disso, sua equipe de marketing pode usar os dados para melhorar as mensagens, descobrir os melhores canais de marketing e otimizar campanhas.
Atrai um novo mercado
Imagine construir uma empresa que tenha um mercado total endereçável de diversos segmentos, tais como compartilhamento de viagens, entrega de comida e compra virtual de roupas.
Os consumidores não querem ter de abrir três aplicativos diferentes e inserir suas informações de pagamento três vezes. Portanto, ter um único aplicativo consolidado faz sentido – e você não precisa adquirir novos clientes, eles serão atraídos como imãs por essa plataforma única.
Aumenta exponencialmente as receitas
O principal valor dos super aplicativos é que eles escalam o valor de um usuário em vez do número de usuários. Isso é possível porque eles são essencialmente um pacote de vários apps que o mesmo usuário acessa em um dia.
Dessa forma, ao invés de fazer marketing para mais pessoas, você está apenas mostrando aos usuários que já gostam e confiam na sua marca que agora você oferece soluções para outras necessidades que eles já possuem.
Como eles já são usuários leais (em vez de clientes em potencial frios), suas taxas de conversão para produtos paralelos tendem a ser bastante altas.
Em outras palavras, o custo para adquirir um cliente (CAC) diminuirá enquanto você poderá escalar a receita exponencialmente.
Gostou do artigo? Quer ficar por dentro de outras tendências tech? Que tal dar uma olhadinha em um texto que aborda o conceito de Business Agility?