O tópico diversidade e inclusão, popularmente conhecidos como D&I, vem ganhando força no mundo corporativo. Mais e mais empresas estão se concentrando em ser diversificadas e inclusivas, incorporando políticas de D&I em todos os níveis de força de trabalho. Por quê?
Tornar sua empresa diversificada e inclusiva é muito mais do que uma questão de ética. É também uma força motriz de crescimento, receita e lucro. Sim, ao longo desse artigo você descobrirá como formar equipes plurais (e inclusivas) influenciam positivamente nos indicadores de negócio, especialmente no segmento tech.
Além disso, investir em princípios D&I também ajudam a fortalecer as marcas comercial e empregadora. Isso porque o consumidor e o candidato estão cada vez mais atentos às pautas sociais, ambientais e de governança, que são traduzidas na sigla em inglês das palavras (ESG) das organizações. Portanto, não adianta mais apenas fingir que é inclusivo ou diverso, precisa ser genuinamente D&I.
Se você quer entender mais sobre os diversos aspectos D&I e como investir nessa política social pode ajudar a impulsionar sua equipe tech e os negócios de sua organização, fique aqui conosco!
O que é Diversidade e Inclusão?
Embora agrupados, diversidade e inclusão são dois termos diferentes. Nem sempre empresas diversas são inclusivas.
Diversidade e Inclusão referem-se ao conjunto de estratégias, políticas e missões adotadas por uma empresa para criar e incentivar um ambiente de trabalho inclusivo que atraia um conjunto
O Relatório Gallup de 2018 define diversidade como o “espectro completo das diferenças humanas”. Refere-se a características únicas nas pessoas no que se refere ao gênero, orientações sexuais, crenças religiosas, idade, etnias, raças, neurodiversidade, culturas, classe, habilidades físicas, etc.
Já a inclusão no local de trabalho pode ser entendida como a conquista de um ambiente de trabalho no qual todos os indivíduos são tratados de forma justa e respeitosa, têm acesso igual a oportunidades e recursos e podem contribuir plenamente para o sucesso da organização.
Em outras palavras, ser uma empresa inclusiva significa que sua organização garanta que cada funcionário se sinta incluído e parte da equipe
Por que investir em D&I é uma boa ideia?
Agora que você já entendeu a diferença entre as duas abordagens, que tal descobrir as vantagens de criar uma cultural D&I?
Aqui estão seis bons motivos pelas quais a diversidade e a inclusão são essenciais no local de trabalho.
· Melhora a atratividade da marca no mercado de trabalho
· Promove novas ideias e inovações
· Melhora a compreensão de seus clientes
· Ajuda na retenção de funcionários
Melhora a atratividade da marca no mercado de trabalho
Convenhamos, não é nada fácil atrair e reter talentos tech, certo? Pois bem, uma cultura D&I pode ser uma aliada de sua organização. Como assim?
Veja, as gerações Millennials e Z valorizam especialmente a diversidade. Segundo um levantamento da consultoria PwC, 69% dos Millennials liderados por equipes diversas sentiram que seu local de trabalho era mais motivador e estimulante. Além disso, o estudo descobriu que 47% dos Millennials fazem da diversidade uma prioridade ao procurar um novo emprego.
Desta forma, a diversidade torna sua empresa mais atraente para mais pessoas;
Fomenta inovações
Quando falamos com pessoas de diferentes origens, abrimos as portas para aprendizado e perspectivas – um grande catalisador para a criatividade e a resolução de problemas. É uma ótima maneira de evitar o pensamento de grupo (a tal da bolha) e criar um ambiente que aceite a inovação.
Agora, o contrário, quando todos pensam da mesma forma, ou seja, não há diversidade sobre diferentes aspectos, dificilmente você terá o contraditório que levará a inovações surpreendentes para o mercado.
Assim, a diversidade ajudará sua empresa a se destacar da concorrência.
Melhora o entendimento de seus clientes
Reunir todas essas novas ideias e perspectivas pode ajudar a sua organização a otimizar a relação com seus clientes. Quer saber por quê?
A diversidade e a inclusão no local de trabalho promovem uma cultura de empatia. Quando trabalhamos com muitas pessoas diferentes, aprendemos a nos comunicar e a entender o outro melhor. Simplificando, quanto mais diversificada forem as equipes da organização, maior a probabilidade de demonstrar empatia em relação a uma base de clientes plural e levar a sério as solicitações desses clientes.
Essa pluralidade de pensamentos também evita (ou diminui) as chances de lançamento de produtos ou campanhas com vieses inconscientes, quando as pessoas sequer perceberam o erro.
Uma clássica gafe nesse sentido ocorreu, em 2015, no e-commerce de uma varejista nacional. Na aba (seção) infantil do site havia um botão com a frase “clique e abuse” ao lado de fotos das crianças fazendo uma referência ao bordão da empresa “abuse e use”. Se no grupo de criativos que modelou o UX do site da marca tivesse uma mãe, provavelmente, ela teria chamado à atenção do time para a incoerência da frase ao lado de pessoas, especialmente de crianças.
Ajuda na retenção de funcionários
A diversidade e a inclusão no local de trabalho melhoram a experiência dos colaboradores. De acordo com um levantamento da Deloitte, empresas com equipes mais diversificadas têm uma taxa de rotatividade 22% menor do que as empresas não diversificadas.
As pessoas querem trabalhar em empresas que abraçam quem elas são e as incentivam a crescer. A diversidade cria uma comunidade mais acolhedora e amorosa para todos.
Aqui vale a pena destacar que o respeito à diversidade e a inclusão está relacionado ao sentimento de pertencimento das pessoas. Quando a diversidade é valorizada e respeitada, e as pessoas são genuinamente incluídas na empresa, as pessoas são mais propensas a desenvolver conexões sociais com os outros e um sentimento de pertencimento à sua comunidade.
Como ser inclusivo e diverso no pool de produtos tech?
Até agora falamos sobre os aspectos positivos de políticas D&I na criação de equipes inclusivas e diversas. Mas vamos estender um pouquinho mais esse debate. Nesse tópico iremos abordar a diversidade e a inclusão na construção de produtos tech. Como assim?
Veja bem, o design inclusivo se esforça para levar em consideração todos os usuários de um serviço digital, incluindo aqueles com deficiência visual, deficiência auditiva e dislexia, por exemplo.
E não poucos nessa condição. De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência, No Brasil são cerca de 17 milhões de pessoas PCDs.
De olho nesse público, uma maneira mais precisa de pensar sobre produtos tech inclusivos é que eles incorporam a abordagem do design centrado no ser humano para construir soluções. Isso começa com o cultivo da empatia pelas pessoas a quem a tecnologia se destina, seguida pelo teste dessas soluções com os usuários finais pretendidos e refinando-as regularmente.
Como diria Martin Luther King, “qualquer coisa que afeta um diretamente, afeta todos indiretamente”. Essa é a nossa última reflexão sobre a temática aqui abordada.
Se você quiser se aprofundar um pouco mais na abordagem de como construir softwares com acessibilidade não deixe de ler esse artigo linkado no nosso site.