Outsourcing de TI: vale a pena contratar?

Certamente, muitas lideranças da área tech já passaram pela necessidade de contratar serviços terceirizados de tecnologia da informação, também conhecido como outsourcing de TI. Mas quando é a hora exata de lançar mão desse recurso?

Seja pelo volume de trabalho, por falta de especialistas no time de determinada tecnologia ou para agilizar a execução da atividade. Há uma série de necessidades (e vantagens) que conduzem as pessoas gestoras da área de tecnologia a contratar serviços de outsourcing tech. E a julgar pelos estudos conduzidos no segmento, a tendência é de aumento da contratação dessas atividades.

Estima-se que o mercado global de terceirização de TI tenha um crescimento de 13% nos próximos cinco anos, as transações foram valoradas em 526,6 bilhões de dólares em 2021 e devem chegar a 682,3 bilhões de dólares até 2027.

Se você quer ficar por dentro desse mercado e entender quando é hora de contratar um time tech terceirizado, continue aqui conosco que vamos trazer alguns dados e insights sobre o tema!

O que é outsourcing de TI

A terceirização é a prática comercial de usar fornecedores de fora da organização para concluir um determinado projeto. No setor de TI, por exemplo, isso significa terceirizar uma série de atividades na área tech, tais como:

  • Desenvolvimento web. Criação de sites, aplicativos móveis e experiências de marca (SEO e CRM) que atraem consumidores para dentro da plataforma
  • Desenvolvimento de softwares e aplicativos. Fornecimento de serviços especificamente desenhados para os requisitos dos clientes, entregues de forma eficiente a um custo fixo e dentro do prazo determinado
  • Manutenção de sites/aplicativos e suporte de TI. Ofertar serviços gerenciados escaláveis ​​e gerenciados profissionalmente para solução eficaz de problemas e manutenção dedicada.
  • Desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados. Capacita os processos de negócios com dados com a ajuda de uma equipe que consegue o acesso rápido a informações sobre operações, clientes e produtos.
  • A infraestrutura. Ao invés da sua empresa investir em toda uma infraestrutura de TI ela passará a contar com soluções de outras organizações especializadas no tema para obter melhores resultados

Por que contratar esses serviços e quando? No próximo tópico, responderemos a essas perguntas

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Quais são os benefícios do outsourcing de TI e quando contratá-los?

Entre os motivos mais populares para usar a terceirização de TI está a relação custo-benefício, mas há ainda outros bons motivos para você investir no outsourcing tech. Confira!

Diminuição de custos

A terceirização de TI pode ajudar as organizações a economizar em salários, dispositivos usados pelos colaboradores e outros custos fixos associados ao gerenciamento de sua infraestrutura, operações de TI e pessoas.

Acesso a habilidades e tecnologias

A terceirização permite que sua equipe de profissionais tech tenha contato com outros profissionais qualificados e com a expertise das recentes tecnologias.Isso pode ajudá-lo a acompanhar as últimas tendências do setor de TI e a se manter competitivo.

Escalabilidade

Com a terceirização de TI, você pode aumentar ou diminuir suas operações tech conforme necessário, sem assumir um compromisso de longo prazo. Essa flexibilidade pode ser útil quando sua empresa está passando por uma fase de crescimento ou passando por uma recessão.

Foco no core business

As empresas têm recursos limitados, assim como as equipes de gestão de TI. A terceirização pode ajudar sua empresa a manter o foco em seu negócio principal e não se distrair com decisões complexas de TI.

Reduz riscos

Todo investimento empresarial carrega uma certa quantidade de risco: mercados, concorrência, regulamentações e novas tecnologias. Essa complexidade da área tech é geralmente assumida pela empresa terceirizada tech, que tem conhecimento específico do setor, especialmente questões de segurança e conformidade.

Mas quando exatamente um líder de TI deve contratar esse tipo de serviço?  

Na verdade, a contratação de atividades relacionadas a área de TI pode ser desenvolvida a todo momento, já na concepção do negócio, por exemplo. Todavia, há alguns sinais que indicam quando está na iminência desse tipo de ação, fique atento!

1. Quando o fluxo se torna muito difícil de manusear;

2. Quando você precisa contratar muitos profissionais de forma muito rápido (para projetos específicos, por exemplo)

3. Quando você precisa de alguma experiência externa, como novas tecnologias;

4. Quando o seu time tem dificuldade em fazer certas tarefas.

Tipos de terceirização de TI

A terceirização pode ser realizada dentro ou fora do país, com times mistos de distintas partes do globo. Abaixo, vamos traduzir isso melhor!

Offshoring

Outsourcing offshore significa terceirizar serviços de TI para outro país muito mais distante. O offshoring é geralmente a forma de terceirização mais econômica, pois permite que você se beneficie de condições de preços favoráveis ​​devido a custos trabalhistas mais baixos, condições econômicas lucrativas ou maior acesso a talentos em um determinado país.

Um exemplo de offshoring é quando uma empresa dos Estados Unidos delega tarefas a uma empresa de terceirização no Brasil.

Esse tipo de relacionamento geralmente está associado a diferenças de tempo significativas, mas isso não precisa ser um obstáculo para uma cooperação eficaz. As diferenças de fuso horário permitem que uma empresa forneça suporte técnico ininterrupto, por exemplo.

Nearshoring

A terceirização nearshore, em oposição ao offshoring, envolve a atribuição de trabalho a países vizinhos com o mesmo fuso horário ou similar. Isso permite manter uma comunicação contínua facilitada por uma cultura ou ética de trabalho semelhante.

Outra vantagem desse tipo de cooperação é a maior segurança dos dados fornecidos pelo solicitante. Por exemplo, ao terceirizar o desenvolvimento de software na Europa Oriental, você recebe serviços que atendem aos padrões, regulamentos e leis da União Europeia.

Um exemplo de nearshoring é uma empresa alemã que emprega uma equipe de programadores na Polônia. 

Onshoring

O onshoring, também conhecido como homeshoring, envolve a contratação de profissionais dentro do próprio país do solicitante, geralmente da mesma cidade ou região. Esta opção torna mais fácil controlar o trabalho e receber um serviço de qualidade a um preço razoável.

Um exemplo de onshoring é a contratação de times tech do Recife (PE) para trabalhar com uma organização em São Paulo (SP). Gostou do artigo? Você sentiu a necessidade de contratar algum serviço terceirizado de TI? Agende hoje mesmo um bate-papo com os Mathers consultores. Vamos trabalhar juntos para o futuro de sua organização!