6 fatores que farão seu produto crescer exponencialmente

As empresas constantemente se perguntam: o que fazer para aumentar as vendas? Na prática, 

para impulsionar o crescimento do seu negócio, existem duas formas: o crescimento linear ou o exponencial. Mas qual é a diferença entre os dois?  

De forma simplificada, a distinção entre os dois é semelhante à diferença entre somar (crescimento linear) e multiplicar (crescimento exponencial). Isso mesmo, você pode ter a soma 2+2 cujo resultado vai ser 4, ou a multiplicação 2×2 e ter como resultado o número 8. 

Você já percebeu que o crescimento exponencial é o caminho mais rápido para atingir resultados em um tempo mais curto, certo? Sim, mas antes de atingir esses resultados, é preciso ficar atento a alguns fatores preponderantes para o sucesso do negócio.  

No exemplo entre soma e multiplicação parece ser fácil, mas na prática, a empresa precisa reunir uma série de elementos para se jogar no universo da exponencialidade. O caminho é difícil, mas possível. Fique aqui conosco e saiba como chegar lá! 

O que é crescer exponencialmente?

Antes de pontuarmos como o negócio da sua empresa pode crescer exponencialmente, que tal darmos uma olhadinha melhor no que é, de fato, um crescimento exponencial?

Em matemática, o crescimento exponencial é definido como um processo pelo qual uma quantidade cresce a uma taxa constante por unidade de tempo. A quantidade pode ser qualquer coisa que aumente ao longo do tempo, como uma população de animais ou um saldo bancário.

A disseminação de um vírus, por exemplo, geralmente segue um crescimento exponencial. O vírus causador da doença é transferido do portador para as pessoas e objetos com os quais ele entra em contato, aumentando assim o número de pessoas infectadas por ele. O número de pessoas infectadas aumenta gradualmente a um ritmo rápido e o crescimento é, sem dúvida, exponencial. Infelizmente, vimos isso acontecer durante a pandemia de Covid-19, certo?

O poder do crescimento exponencial reside na sua capacidade de aumentar ao longo do tempo. Isso significa que a quantidade cresce cada vez mais rápido com o passar do tempo.

Cases de crescimento exponencial nos negócios 

Empresas como Uber, Airbnb ou Netflix aparentemente surgiram do nada e ultrapassaram seus concorrentes de mercado em apenas alguns anos, revolucionando todo o setor no processo. Eles são mais rápidos, mais baratos e melhores. Como eles conseguiram? Através de um modelo de crescimento exponencial.

Existem alguns pontos-chave que você não deve ignorar em sua empresa se desejar passar do crescimento linear para o crescimento exponencial. São eles:

  • Conquistar mais clientes;
  • Aumentar a frequência de compra;
  • Equilibrar as finanças entre valor do custo do produto e o preço final;
  • Simplificar processos para impulsionar seu crescimento exponencial.

Todos nós sabemos que é importante adquirir novos usuários para os negócios. Mas o que muitas vezes é esquecido é a jornada de como chegar lá. 

Como diria Jeff Sutherland, no livro “Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, o mercado corporativo está de olho só no resultado. Batemos a meta de duplicar nossas vendas esse ano. Neste trimestre temos 15% a mais de novos clientes do que nos três meses anteriores e assim por diante. 

No entanto, poucas são as empresas que olham constantemente para a jornada (como chegar lá) e, mais importante, como se manter no topo. 

Não entendeu? Calma, vamos te explicar melhor essa história na sequência. 

6 fatores para exponencializar o negócio da sua empresa

A jornada rumo à exponencialidade reúne alguns elementos-chave como destacado no estudo O impacto nos negócios de investir em gerenciamento de produto

O levantamento fornece uma clara visão de que investr em gerenciamento de produto e melhorias de desempenho — ou seja, no caminho e não no resultado — podem fazer toda diferença para o sucesso do negócio. E como fazer isso? Investindo nos seis fatores a seguir elencados na pesquisa: 

Foco no cliente

Ter uma cultura voltada ao cliente (ou customer centric) faz toda a diferença para exponencializar os negócios. Pode parecer óbvio isso, mas muitas empresas ainda não sacaram essa jogada . 

Tornar-se uma empresa centrada no cliente exige mais do que um slogan. Acredite ou não, tudo começa com a compreensão dos clientes e com investimentos em tecnologia, processos, operações e pessoas para transformar a forma como eles atendem às suas expectativas agora e à medida que as tendências, os gostos e os tempos evoluem.

De acordo com a empresa de pesquisa Gartner, o foco no cliente é a capacidade das pessoas em uma organização de entender as situações, percepções e expectativas dos clientes. Esta é uma definição enraizada na verdadeira empatia, não em suposições, oferecendo aos executivos uma capacidade única de compreender e compartilhar os sentimentos do outro.

Alinhamento estratégico

Certamente você já trabalhou ou conhece alguém que tenha trabalhado em uma organização que não sabia onde estava e para onde gostaria de ir. Estar nessa situação é mais ou menos como entrar com um carro no deserto com o nível de combustível baixo e não encontrar nenhum posto de gasolina. É desesperador! 

Por isso, é fundamental que a empresa tenha uma alinhamento estratégico e que cascateie esses planos para todas as pessoas na organização. O alinhamento estratégico garante clareza na visão e na estratégia, trazendo transparência para as equipes, algo fundamental para o bom gerenciamento de um produto. 

Uma abordagem baseada em dados

Sabe aquele velho ditado: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Essa era a forma de gestão de pessoas e produtos do século passado. Muito baseado em palpites de chefes que não eram confrontados por ideias, sugestões ou dados dos liderados.

Se alguém quer ver seu negócio exponencializar, precisa acabar com essa cultura – se é que ela ainda existe em algumas empresas. Agora, a maioria das decisões deve ser baseada em dados sejam de feedback do cliente, tendências ou uso e desempenho do produto. 

Responsabilidade

Não basta ter uma equipe multifuncional com objetivos compartilhados em relação aos resultados do cliente e do negócio; essa equipe e todos com quem trabalham no formato multifuncional precisam ser responsabilizados por seu trabalho em direção a esses objetivos.

O uso de metodologias ágeis aqui é um fator-chave. Por quê? A abordagem agile reúne elementos como comunicação rápida, transparência e autonomia às equipes.  E isso leva a maior responsabilidade das pessoas e equipes.

E saiba, a metodologia ágil também é preponderante para o próximo elemento-chave: melhorias contínuas! 

Melhoria contínua

Por que fazer melhoria contínua? Dependendo do tamanho da sua empresa e do grau em que ela é implementada, você pode ver vários resultados. Abaixo estão alguns benefícios comuns que foram obtidos como resultado:

  • Melhor qualidade do produto;
  • Maior eficiência e produtividade;
  • Custo reduzido;
  • Desperdício reduzido;
  • Satisfação dos funcionários e trabalho em equipe;
  • Satisfação do cliente

Como você pode imaginar pela lista acima, as vantagens da melhoria contínua podem ser exponenciais. Além dos benefícios financeiros, os funcionários que trabalham para melhorar a empresa tendem a se sentir mais realizados pessoalmente, o que os leva a permanecer mais tempo na organização e a produzir resultados mais impactantes.

Reúna bons recursos 

Por que equipes como Red Bull, Mercedes e Ferrari acumulam títulos na Fórmula 1? Simples, elas reúnem bons pilotos, gestores, equipe técnica e investem em novas ferramentas. 

Sim, não adianta montar seu dream team e não fornecer bons apetrechos para eles realizarem o trabalho. As ferramentas de gestão de equipes e projetos são muito úteis para delegar trabalho, comunicar com os membros da equipe, criar transparência no fluxo de ideias, definir prazos para cada projeto, etc. 

Com estes aspetos organizados, você terá boas chances de exponencializar o negócio da sua empresa! 

Se você quer saber mais sobre como colocar o seu cliente no centro dos processo, que tal dar uma olhadinha no artigo Como construir uma cultura de produto Customer Centric