O papel da gestão humanizada para minimizar o alto turnover

Uma das maiores preocupações atuais da liderança de TI é o alto turnover. Há um número crescente de entradas e saídas de colaboradores desse segmento nos últimos tempos. Só no Brasil, segundo levantamento do Blue Management Institute (BMI), de janeiro a maio deste ano, cerca de 2,9 milhões de pessoas pediram demissão, acelerando ainda mais esse tormento no segmento tech.

O levantamento aponta que os jovens de 18 a 24 anos (38,5%) puxaram a fila da demissão. Mas o que está por trás dessa “grande renúncia” – como o movimento foi denominado pela imprensa norte-americana?

Dentre os motivos observados no estudo do BMI estão: cultura corporativa tóxica, busca por realização pessoal e mais flexibilidade no trabalho. De acordo com outra pesquisa da consultoria McKinsey , o adeus dos trabalhadores é uma resposta a falta de reconhecimento da empresa (54%) ou de seus gestores (52%).  

Com a pandemia forçando muitos a reavaliar carreiras ou condições de trabalho, os funcionários estão mostrando sinais de exercer um poder até então desconhecido. A pergunta que todos estão se fazendo é: como frear amigavelmente esse movimento?

A resposta está clara nos dados apresentados, para além de salários e benefícios monetários, os colaboradores, especialmente do segmento tech, querem uma gestão mais humanizada, que reconheça seus esforços e brigue por um ambiente de trabalho mais saudável.

Se você não sabe como implantar essa forma de gestão de pessoas que tende a reduzir as altas taxas e turnover, não se preocupe! Neste artigo, vamos te mostrar os caminhos e os benefícios de tomar essa rota. Vamos nessa?

O que é uma alta taxa de rotatividade?

Uma alta taxa de rotatividade significa que muitos de seus funcionários – mais do que o esperado – estão deixando a organização durante um determinado período e terão de ser substituídos por novos contratados.

E os custos dessa substituição são altos. Vários estudos fixaram que as empresas precisam desembolsar entre 150% e 200% do salário de um funcionário com a contratação de um novo, isso sem falar no gap de produtividade enquanto o recém-contratado não exerce suas funções.

Se por um longo tempo a empresa mantém esse índice de turnover elevado, isso pode ser um indício de cultura tóxica da organização ou da liderança. Nos EUA, uma pesquisa recente da Gallup revelou que um em cada dois profissionais deixou o emprego para se livrar de um gerente tóxico.

Como reduzir o alto turnover com a gestão humanizada?

A gestão humanizada é uma resposta à liderança tóxica. Trata-se de um modelo de liderança que foca no “people first”. A premissa é de os colaboradores precisam de um ambiente de trabalho amigável e seguro para criar condições de alta performance.

Neste cenário, o gestor(a) é um facilitador dessas condições. A missão da liderança é criar esse ambiente harmonioso – de olho nas necessidades de cada membro da equipe.

Além de reverter os problemas de turnover, a gestão humanizada pode ainda otimizar outros indicadores de gestão de pessoas, tais como

  • Aumentar a produtividade;
  • Melhora os índices de absenteísmo;
  • Redução de burnout;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Estimula a colaboração

5 maneiras de reverter as altas taxas de rotatividade com a gestão humanizada

Agora que você já sabe as principais causas da alta rotatividade e a importância da gestão humanizada, que tal aplicar algumas técnicas de liderança empática?

Abaixo, vamos te mostrar cinco maneiras de como ser uma pessoa gestora mais humana. Usando essas práticas, certamente, você terá colaboradores mais produtivos, colaborativos e felizes!

Coloque em prática a escuta ativa

Melhore as habilidades de escuta ativa. Quando os membros de sua equipe entenderem que você é um ouvinte engajado e disposto a ouvi-los, eles serão muito mais honestos com você.

E por que isso é importante? Para você construir uma relação de segurança e confiança com seus liderados. Só assim, eles conseguirão se sentir seguros e acolhidos para produzirem.

Reconheça o desempenho excepcional

Segundo um estudo recente divulgado pela Forbes, 66% dos funcionários dizem que deixarão o emprego se não se sentirem valorizados. Entre os Millennials, esse número é de 76%.

É da natureza humana buscar aprovação e reconhecimento, portanto, privar os membros da sua equipe disso aumenta drasticamente as chances de eles saírem.

E aqui não estamos falando necessariamente de dar bônus ou presentes aos membros de sua equipe pelo desempenho. Mostrar apreço pela pessoa que você lidera é dizer genuinamente como o trabalho dela faz a diferença nas entregas e de que forma ela é fundamental para os bons indicadores da área.

Defina expectativas claras e realistas

Algumas lideranças procuram substituir rapidamente membros da equipe que não estão atendendo às expectativas.

Mas e se essas expectativas nunca foram formalmente estabelecidas? Como você pode responsabilizar os funcionários por metas que não foram apresentadas a eles?

Nesse sentido, o primeiro passo é estabelecer expectativas e responsabilidades com os atuais e possíveis novos contratados. Sem esse guia, será difícil para os colaboradores reconhecerem o papel deles na organização.

Criar oportunidades de crescimento e desenvolvimento

Seus funcionários parecem desmotivados para desenvolver suas carreiras dentro da empresa? Ajude-os a criar suas próprias metas de desenvolvimento profissional para que possam vislumbrar um futuro de crescimento dentro da organização

Para evitar a rotatividade causada pela estagnação dos funcionários, demonstre que há oportunidades de desenvolvimento profissional na organização.

Envolva os membros da equipe em decisões importantes

Como regra geral, os funcionários são menos receptivos a mudanças quando se sentem pegos de surpresa. A abertura do processo de tomada de decisão é crucial. Os membros da equipe são menos propensos a procurar um outro trabalho quando percebem que suas perspectivas são levadas em conta na tomada de decisão.

Abra canais de comunicação que permitam que você se envolva com os funcionários regularmente e certifique-se de receber informações deles antes de tomar essas grandes decisões.

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