Passo a passo para criar User Stories

Você já ouviu falar de User Stories? Não. Trata-se de um instrumento muito usado na adoção de metodologia para narrar necessidades de usuários por traz das soluções. Mas para que isso serve?

Você já se sentiu perdido ao longo de uma tarefa sem saber os motivos pelos quais você foi instado a fazer aquela atividade naquele momento? Na verdade, a maioria dos profissionais já passou por esse tipo de episódio que leva ao seguinte questionamento:

·   Qual é a minha função social dentro do meu time ou da minha organização?

·   Que diferença meu trabalho faz para promover resultados à organização? 

Não saber exatamente as respostas a essas perguntas pode ser um desastre na produtividade das equipes, na satisfação dos funcionários e gerar inseguranças diversas nas pessoas. E o que isso significa? Que certamente a sua organização sofrerá revezes no negócio por essa falta de clareza na gestão de pessoas e projeto.

Para que isso não aconteça é recomendável que as lideranças de times contextualizem as pessoas sobre a importância das tarefas que lhe são dispostas e o quão significativo é o esforço do time para resultados mais significativos. É como entra o user stories nisso?

Por se tratar de um instrumento de comunicação dos requisitos (necessidades) do software a partir da perspectiva do cliente , ele é fundamental para saber os objetivos principais do projeto que serão cascateados nas tarefas das equipes.

Ainda está confuso em como usar essa ferramenta? Não se preocupe, ao longo do nosso artigo você saberá como escrever user stories, para que serve e os benefícios dessa contextualização. Confira!

O que são user stories e para que servem?

O user stories, que na tradução para o português ficaria como a histórias do usuário, seriam os requisitos técnicos que um software deve ter para atender as necessidades do consumidor.

As histórias do usuário são escritas geralmente em uma linguagem natural e neutra por uma pessoa gerente de produto ou gestora do projeto tech. A ideia é criar o entendimento no time sobre as dores do consumidor para que, desta forma, os códigos do produto tech estejam alinhados com as necessidades descritas no user stories. 

Quando essa ferramenta de metodologia ágil chegou ao mercado, lá na década de 90, os user stories eram escritos em fichas ou post-its, dispostos em paredes ou mesas para facilitar o planejamento e a discussão. Mas atualmente temos toda essa visualização nas telas. As histórias do usuário podem ser facilmente armazenadas em programas como Jira ou no quadro do Trello, por exemplo.

Histórias de usuário de alta qualidade não apenas ajudam as equipes de projeto a entender com clareza e precisão os requisitos do cliente, mas também tornam a estimativa do projeto e o processo de desenvolvimento mais eficientes.

Como escrever user stories?

A pessoa gerente de produto ou gestora do projeto precisa ter em mente os seguintes requisitos norteadores antes de escrever a história: 

  • 1. O software precisa estar funcionando;
  • 2. O cliente precisa estar satisfeito. Não adianta criar um produto que não tem usabilidade;
  • 3. Simplicidade.

Considere ainda o seguinte ao escrever histórias de usuários:

  • Descreva subtarefas ou tarefas: Decida quais etapas específicas precisam ser concluídas e quem é responsável por cada uma delas;
  • Personas do usuário: é preciso compartilhar com a equipe quais são os distintos perfil a qual a solução se destina. A equipe precisa entender quais são as motivações e frustrações deles;
  • Ouça o feedback: Converse com seus usuários e capture o problema ou a necessidade deles nas exatas palavras que eles descrevem. Não há necessidade de adivinhar ou reescrever essas histórias;
  • Tempo: Você já começou um filme sem saber que ele tinha mais de três horas de duração e acabou assistindo a história só pela metade? Pois bem, esse problema acontece também com as histórias de usuários. Mas você não quer que sua equipe pare o trabalho no meio do caminho, certo? Portanto, se as histórias de usuários forem longas demais, considere escrever um épico, algo que as equipes saberão que vai demorar mais tempo para ser concluído.

Em linhas gerais, essa estrutura ajuda a nortear a equipe nos seguintes requisitos: como  < tipo de usuário >, eu quero < algum objetivo > para que < algum motivo >.

Depois que os users stories estiverem definidos é preciso se certificar de que todos conseguiram visualizar as particularidades do projeto e qual é o objetivo dele final sob a perspectiva do consumidor. Feito isso, o trabalho de user stories foi concluído com sucesso! 

Benefícios de utilizar as histórias de usuário no projeto

Agora que você já sabe o que é como escrever um user story, que tal entender as vantagens do uso dessa ferramenta?

Aqui listamos algumas desses benefícios:

Maior entrega de valor

Os user stories ajudam a entregar o maior valor, focando nas necessidades pequenas e imediatas dos clientes.

Aqui vale a pena ressaltar que as equipes tradicionais de desenvolvimento de produtos podem passar meses em uma única função, como análise, design, implementação, etc., realizando uma quantidade significativa de trabalho em andamento sem entregar imediatamente nada que seja diretamente valioso para o cliente.

Aproxima o time ágil do usuário

Ao se concentrar em entregar o maior valor ao cliente, as equipes agile são obrigadas a se conectar e colaborar regularmente com os usuários finais. Detalhes minimamente escritos também encorajam os membros da equipe a conversar com o usuário.

Promove a colaboração

As histórias de usuários dão lugar à colaboração entre a equipe de desenvolvimento do produto, o PO do projeto e os usuários do produto.

Enquanto as equipes tradicionais dependem fortemente de documentos detalhados e ferramentas eletrônicas, a maioria das equipes ágeis colabora com os usuários para planejar, implementar e entregar valor ao cliente.

Aumenta a transparência

As User Stories aumentam a transparência entre os membros da equipe, o PO do projeto e as partes interessadas. Os “cartões” com as histórias permanecem visíveis para todos e permitem uma melhor colaboração e na tomada de decisão mais rápida.

A transparência aprimorada também aumenta a confiança no ambiente de trabalho, lembre-se disso. Por quê?

Bem, a ordem como as histórias são narradas cria transparência sobre

  • As prioridades definidas pelo PO do projeto e
  • o segmento/persona do cliente que está sendo abordado por meio de uma determinada história de usuário.

Redução de riscos

A maioria das equipes tradicionais não está equipada e carece de medidas proativas de redução de riscos. Mas como o user stories ajuda com a mitigação de riscos?

Com todos os benefícios de projetos aqui citados, as equipes ágeis conseguem focar nas necessidades do cliente, e isso elimina uma série de riscos potenciais tais como de comunicação, técnico, financeiro e comercial.

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