Aplicação de design thinking: como fazer as suas entregas

Digamos que a sua equipe está cheia de ideias e informações relevantes sobre um projeto que pode se transformar em uma inovação do mercado. Mas como transformar informações e dados jogados em propostas concretas? A aplicação de design thinking ao seu projeto pode ajudá-los nessa fase de ideação. Como?

Veja, o design thinking é um processo de solução de problemas que compreende 5 etapas:

·   Entender o problema;

·   Explorar possíveis soluções;

·   Ideação;

·   Prototipação e testes;

·   Implementação

As habilidades associadas a essas etapas ajudam as pessoas a aplicar a criatividade para resolver efetivamente problemas do mundo real. Foi assim que surgiu o Airbnb e o Netflix, por exemplo.  

O brainstorming criativo é necessário para desenvolver soluções possíveis. E durante todo o processo é fundamental envolver-se na modelagem, análise, prototipagem e teste, e realmente aprender, o que deu certo e o que deu errado com essas muitas iterações.

Se você gostou da ideia e quer aplicar o design thinking no dia a dia de sua equipe tech, não deixe de ler esse artigo!

O que é Design Thinking?

Design thinking é um processo de resolver problemas priorizando as necessidades dos consumidores. Todos os cinco estágios precisam ser alinhados com as dores que o projeto vai resolver ou diminuir de seus clientes.

A abordagem de design thinking existe há décadas, mas só começou a ganhar força no mundo dos negócios após a publicação do artigo “Design Thinking ” por Tim Brown, CEO e presidente da empresa de design IDEO, na Harvard Business Review.

Segundo Brown, o design thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação. A abordagem se baseia em ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio.

Em uma apresentação do TED, Brown destaca ainda que a metodologia balanceia necessidades humanas às viabilidades econômicas e técnicas.  

Aplicação do design thinking: conheça as 5 etapas

Agora que você já entendeu o conceito e qual é a necessidade do uso do design thinking, que tal compreender com profundidade o que envolve cada um dos 5 estágios da abordagem?

Fase 1: quais problemas pretende resolver

Nesse estágio da metodologia, a equipe multidisciplinar faz um brainstorm com prováveis clientes e absorvem as opiniões e possíveis barreiras ao projeto. Este é o momento da construção ou desconstrução do projeto, a equipe precisa estar aberta a entender as reais necessidades do público e se desviar de vieses. Como? 

  • Consultando especialistas no assunto sobre seus insights;
  • Envolvendo-se mais pessoalmente com o problema para entender melhor o ponto de vista do usuário;
  • Ter conversas aprofundadas sobre o tema com outras pessoas, especialmente o público-alvo.

Este estágio da empatia, de querer entender o problema do outro, é um momento crucial na jornada do design thinking, pois ajuda a descobrir as motivações e experiências de um público que acabará se envolvendo com o produto ou novo serviço proposto. Sem o estágio de empatia, resolver verdadeiramente um problema do usuário é quase impossível.

Fase 2: Definição

Nesta etapa, a equipe analisará as observações concluídas ao longo da etapa 1 e trabalhará na síntese dessas informações.

Formar uma declaração de problema sucinta é uma parte importante desta fase que garante uma abordagem centrada no ser humano, concentrando-se no usuário final. Assim, em vez de focar no que a empresa pode precisar fazer, o estágio de definição do processo de design thinking deve ajudar a definir o que o usuário precisa como forma de definir o problema.

Por exemplo:

Pensamento centrado na empresa: “Precisamos aumentar nossas vendas do novo software de R&S em 35%”.

Pensamento centrado no usuário: “Os recrutadores precisam de uma ótima tecnologia para otimizar seu processo de recrutamento e seleção”.

Fase 3: Ideação

Esta fase depende fortemente da capacidade de inventar. Pensar fora da caixa é o nome do jogo, pois, durante essa fase, a equipe geralmente não se preocupa com orçamento ou escalabilidade.

Neste ponto, o time deve ter uma compreensão viável de sua base de usuários, então este é um excelente momento para ser criativo e não se debruçar muito sobre as limitações.

Um exemplo de técnica popular na fase de ideação é um exercício chamado “pior ideia possível”. Ao inverter a busca por uma solução em um brainstorming do que não funcionaria, esse processo prepara a equipe de design para o sucesso, ajudando a construir confiança.

Nesta etapa, quanto mais ideias uma equipe puder reunir, mais oportunidades são criadas para investigar e testar a resolução de problemas do usuário. 

Fase 4: Protótipo

Sem testar uma ideia recém-descoberta, a equipe tech teria dificuldade em resolver problemas de forma abrangente. Nesse estágio, o protótipo de uma ideia é necessário, mas as ramificações ainda são flexíveis.

Os protótipos podem ser esboços, mockups ou renderizações de uma ideia. A prototipagem geralmente envolve a criação de versões baratas e em pequena escala do produto.

Isso pode incluir recursos específicos para direcionar cenários de solução de problemas individuais e preparar o cenário para conversas de tomada de decisão sobre o que funciona e o que não funciona.

No estágio de protótipo, o objetivo é entender completamente todas as ramificações ou obstáculos para tornar o produto completamente real.

Fase 5: Teste e implementação

O estágio de teste do processo de design thinking requer que usuários reais gerem dados reais. Sem um estágio de teste abrangente, as experiências do usuário e as soluções têm dificuldade em serem dimensionadas.

O teste geralmente é um processo iterativo. A equipe pode esperar passar por uma série de alterações, edições e refinamentos durante o estágio de teste. Após fazer esses ajustes é hora de partir para a execução final do projeto: a implementação e a divulgação do novo produto/serviço para o mercado.

O que preciso saber para aplicar o design thinking?  

Os melhores líderes têm empatia por suas equipes. Se você está no comando de um time, você precisa pensar sobre quais são suas necessidades:

·   Quais barreiras você precisa remover para permitir que eles façam o melhor trabalho?

·   Como você pode garantir a diversidade de pensamento em sua equipe?

·   Como você pode capacitar sua equipe para agir?

·   Como você cria as condições para que seu pessoal faça um ótimo trabalho?

A inovação não é apenas sobre produtos e serviços, também pode ser intangível, como processos de negócios ou mudanças na cultura de uma empresa. Assim, lideranças tech que trabalham com design thinking podem encontrar na metodologia a colaboração e o tipo de análise de processos necessários para encontrar as melhores maneiras de realizar o trabalho.

Mas lembre-se: para que a metodologia seja bem-sucedida, é necessário formar uma equipe multidisciplinar, que trabalhe com colaboração, seja empática e hands on.

Gostou do nosso conteúdo? Você quer mais informações sobre como formar um time com entregas acima da média? Que tal dar uma olhadinha nas dicas que separamos sobre como construir um time tech de alta performance?