As frentes de atuação de CTOs: habilidades que esses profissionais precisam ter

Ganhar o título de CTO é um sonho que se torna realidade para alguns profissionais de tecnologia. Supervisionar a inovação, o desenvolvimento de produtos e de pessoas é certamente uma missão emocionante, porém, cheia de desafios. 

Mas, como acontece com qualquer posição executiva, chegar ao topo de gestão em tecnologia não significa que você dominou todas as habilidades essenciais do trabalho – longe disso. Ser um líder eficaz significa crescer, aprender e evoluir continuamente para que você e sua equipe possam ficar à frente da curva de inovação.

Além disso, vale ressaltar que o maior desafio para os líderes de tecnologia não é técnico, mas sim humano. Isso mesmo, essa afirmação pode parecer desconectada da realidade em tempos de transformação digital, mas acredite, unir pessoas, anseios e aspirações delas é tarefa muito mais complexa do que criar novos códigos, evoluir softwares etc. 

Apesar dos desafios macros, existem também os micros para cada setor e projeto, por isso, o mercado tech tipificou CTOs de acordo com as habilidades e estilo de gerenciamento. Neste artigo, veremos esses tipos de CTOs, bem como habilidades comuns que todo líder de tecnologia precisa ter. Confira!  

Tipos de CTOs: um para cada situação de negócio

Para ficar à frente da disrupção digital, as empresas precisam de um líder técnico forte que traduza tendências tecnológicas em produtos inovadores. Em linhas gerais, é fundamental que um CTO rastreie as ameaças e oportunidades tecnológicas e consiga combiná-las com implantações de inovação de produtos que levem ao sucesso no mercado. 

Mas nem sempre um líder que deu certo em um projeto vai conseguir assumir a liderança de um outro projeto. Como assim? 

É isso mesmo, não há como encontrar profissionais de prateleira que tenham todas as habilidades exigidas pelos mercado. Em alguns casos, o projeto precisa de um CTO que tenha conhecimentos técnicos elevados, em outros, a necessidade é de um CTO negociador, em outros de um líder tech influenciador e assim por diante. É preciso selecioná-los de acordo com as especificidades da indústria/projeto

Não por acaso, o mercado resolveu tipificar alguns estilos de liderança tech que resumimos abaixo nos seguintes perfis: 

Influênciadores 

Esse profissional tem foco em interfaces internas e externas, defendendo a inovação por meio de parcerias com fornecedores de tecnologia.

São caçadores de novas tecnologias, mas geralmente não têm o poder formal para tomada de decisão sobre o uso dessas novas ferramentas, mas têm capacidade de aconselhar e influenciar os tomadores de decisão. 

Desafiantes

É o tipo de liderança tech que não gosta do status quo. Ele vai sempre tendências de mercado e tenta puxá-las, na medida do possível, para dentro da organização, sempre oxigenando a operação com novos desafios. 

Usa tensão criativa e poder de veto para melhorar o desempenho tecnológico da organização, trazendo ideias externas para conduzir mudanças transformadoras em atividades e processos existentes

Facilitadores

São encarregados de impulsionar a eficiência nas unidades de negócios, lidam com processos mais voltados à gestão de pessoas.

Com isso, o foco desse tipo de profissional é mais interno, melhorando processos e polinizando ideias de profissionais da organização.

Proprietários

Esse tipo de liderança tech é encarregada de centralizar informações sobre pessoas e orçamentos da área tech. Tem controle total sobre o desenvolvimento de produtos e tecnologias para a empresa.

Tem faro para estratégia e gestão de portfólio, com alto grau de poder e autonomia.

Comandante da infraestrutura

Já esse estilo de CTO é encarregado de supervisionar os dados, segurança, manutenção e rede de uma empresa.

Vale destacar que o comandante da infraestrutura implementa a estratégia técnica do negócio, mas não a define.

Visionário em tecnologia

Essa liderança tech, conceitua como a tecnologia deve ser usada na empresa. Ela 

define a estratégia técnica para que a empresa alcance seus objetivos de negócio .

Além disso, esse tipo de CTO busca a tecnologia atual e futura que impulsionará o sucesso da empresa.

Campeão do cliente

Como o nome do estilo de CTO já diz, ele é o defensor do cliente. Responsável pelo relacionamento com o cliente, ele reúne dados do mercado-alvo e influencia fortemente a entrega de projetos de TI de acordo com esses dados.

Essa liderança tech, impulsiona a tecnologia para oferecer excelência ao cliente com uma interface UI e UX capaz de dar inveja à concorrência.

E quais habilidades precisam desenvolver para cada uma dessas frentes? 

De forma geral, um CTO precisa estar familiarizado com todas as tendências tecnológicas relevantes para implantá-los em sua empresa. Esse líder tech também precisa ter sensibilidade refinada para os aspectos humanos e profunda compreensão das considerações de negócios.

Vamos combinar que são raros os perfis que conseguem mesclar muito bem tecnologia, pessoas e negócios, mas aqueles que têm êxito nessa missão possivelmente têm muitas chances de se tornar um CEO. Pense nisso? 

No entanto, para conseguir chegar no topo do topo, você precisará desenvolver algumas habilidades, algumas mais desafiadoras que outras, dependendo do seu atual perfil de CTO. 

São elas: 

Formação educacional sólida

Uma formação acadêmica pode ser a chave para uma carreira brilhante e duradoura como CTO. Não muitos anos atrás, era a única opção disponível.

Normalmente, um aspirante a CTO deve ter um diploma de bacharel em (Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática), um mestrado em um assunto fora da tecnologia (geralmente negócios).

Certificados técnicos atualizados

O principal requisito de um CTO é a comunicação de novas tecnologias para todos os departamentos de uma empresa. Acontece que a tecnologia muda diariamente e o aprendizado constante é essencial para os CTOs e o sucesso da empresa.

Infelizmente não há solução fácil para isso – nenhum truque ou alternativa: você deve estudar, estudar e depois estudar mais um pouco, ao longo de sua vida.

Diplomacia e paciência

Esteja aberto ao fato de que outras pessoas podem saber mais do que você ou podem oferecer uma alternativa significativa e uma perspectiva útil. 

Ao se envolver em uma discussão sobre tecnologia, não se apresse em apresentar sua opinião.  Pratique a escuta ativa. Entenda de onde os outros estão vindo e nunca tome uma atitude de “estou certo, você está errado”. 

Habilidades interpessoais

Como líder, você precisa inspirar outras pessoas a apoiar sua visão para que possam executar seus projetos. Ter um pool com os maiores talentos técnicos do planeta seria ineficaz se a liderança tech fosse tóxica, por exemplo. 

Um CTO de sucesso que compartilha o amor pelo aprendizado, a empatia e o desejo de ver os membros de sua equipe crescerem profissionalmente terá sucesso de várias maneiras.

Pensamento Estratégico

Uma habilidade crucial para os CTOs é a capacidade de desenvolver e executar planos estratégicos de tecnologia. Eles têm uma abordagem inovadora, mantendo-se a par das tecnologias emergentes, tendências do setor e cenários competitivos. 

Os CTOs analisam os objetivos de negócios da empresa e os alinham com o roteiro tecnológico, identificando oportunidades de alavancar a tecnologia para obter uma vantagem competitiva. Suas habilidades de planejamento e pensamento estratégico garantem que as iniciativas de tecnologia estejam alinhadas com as metas e a visão de longo prazo da organização.

Gestão do Tempo

O trabalho do CTO é tão exigente e abrange que é imperativo ser um exímio gerenciador de seu próprio tempo. Isso é algo que mesmo as pessoas mais bem-sucedidas do mundo continuam se esforçando para melhorar nessa área.

Gerenciamento de segurança e privacidade

Os CTOs estão na posição nada invejável de gerenciar a tecnologia para cumprir as metas de negócios, ao mesmo tempo que mantém os padrões de segurança e privacidade. Esses papéis muitas vezes entram em conflito. 

É isso mesmo, os CTOs devem reagir contra ações que degradam a segurança em nome da conveniência corporativa. Muitos vazamentos de dados catastróficos acontecem porque erros de segurança facilmente evitados são negligenciados

Atendimento ao Cliente

Os CTOs precisam tomar decisões olhando sob os aspectos dos clientes. Qualquer tecnologia ou produto que a empresa esteja tentando criar, aprimorar ou sustentar deve sempre ter o melhor interesse de seus clientes em mente. 

Muitos CTOs cometem o erro de presumir que sempre sabem o que é melhor para o cliente, em vez de perguntá-los. 

Se você é um líder tech antenado em gestão de pessoas, sabe que montar uma squad ágil é benéfico para a organização, profissionais e clientes. Convidamos você, portanto, a ler um conteúdo sobre como montar a sua squad ágil